sexta-feira, 17 de julho de 2015

Hino ao meu Benfica!

Fez-se magia no Cambodja...
Hoje senti aquela chama imensa, que só nós benfiquistas temos a sorte de conhecer, como nunca. Hoje, o Zé que vos escreve é um Zé mais que feliz, é um Zé realizado consigo mesmo e orgulhoso com o que aqui foi vivido. Temo não conseguir descrever em palavras aquilo que senti, descrever o que é “ter na alma a chama imensa”...
Hoje presenciei, participei e vivi a grandeza do Benfica! Hoje, até lagartos e tripeiros têm de reconhecer a grandeza do Benfica. Hoje quase chorei de alegria e, de entre eu e os meus pequenos grandes benfiquistas, era talvez o menos feliz. Que momento, que alegria, que paixão!
  OBRIGADO BENFICA
Sexta-feira, dia de brincadeira. Acordo de manhã e, com aquela “genica que a qualquer engradece”, pedalo até à instituição. Na bicicleta levo sacos, muitos sacos com equipamentos do Benfica para todos. Chego e tenho os miúdos a correr na minha direcção, já lhes tinha falado do que estava para chegar. Olharam para os sacos, não disseram nada. Perguntei pelo que procuravam e, com aquela timidez que lhes é característica, um sorriso de orelha a orelha e um olhar matreiro e entusiasmante, não disseram nada. Às tantas disse: “Sim, tenho equipamentos para todos”. Fez-se magia…
Um por um, do mais pequeno para o maior (uma questão de tamanhos), fui entregando o manto sagrado. 1º a camisola, depois calções e meias (que sucesso fizeram as meias, cada um levava meia hora para as calçar tal não é a falta de hábito). Riam, riam muito ao verem-se uns aos outros à Benfica. Enquanto uns iam recebendo o manto sagrado, os outros corriam, davam pulinhos de alegria, faziam aquele ruído baixinho com a boca de tão entusiasmados que estavam. As crianças foram vestindo, os mais exuberantes em frente de todos, os mais reservados desapareciam para um canto para se vestirem. Voltavam aos saltos, a correr e… lindos de morrer. Tão bem que ficam as camisolas deste clube lutador às crianças mais lutadoras que já conheci na vida. Todos receberam, todos vestiram, todos agradeceram como se de ouro se tratasse. Quem me conhece sabe o valor que dou à camisola do glorioso, mas nunca vi em ninguém uma alegria tão grande por poder vesti-la como vi hoje nos meus pequenos grandes benfiquistas. Nem no Maxi Pereira...
No meio de tanta excitação, a que melhor fala inglês vêm perguntar-me ao ouvido se eu tinha pago aquilo tudo. É aí que explico o que é o Benfica. É aí que explico que, para além de ser um clube que “nunca encontrou rival neste nosso Portugal”, o Benfica vai além-fronteiras. O Benfica é o maior clube do Mundo, o Benfica está por todo o lado e… Foi o Benfica que quis chegar ao Cambodja. Foi o Benfica que quis chegar a estes miúdos. Foi o Benfica que, sem pedir nada em troca, depositou em mim infinitos equipamentos para trazer a quem mais precisa. Foi o Benfica que, sem conhecer sequer a realidade destes miúdos, decidiu dar-lhes uma alegria que tanto merecem. A mim coube-me apenas a tarefa de transportá-los e viver aquele momento com eles. Que orgulho tão grande tê-lo feito!
O tempo ajudou, hoje não houve chuva e o “sol, lá do céu, risonho veio beijar as camisolas berrantes”. Tirámos fotos, gritámos em conjunto “Benfica, Benfica” (podem ver no vídeo a prova como teacher Zé já ensinou aos miúdos o mais importante) e fomos estrear os equipamentos, sem as meias porque iam acabar por rasgar-se na terra. Também joguei, joguei o tempo todo, transpirei como nunca me lembro de ter transpirado na vida e juntos, eu e os pequenos grandes benfiquistas, fomos no campo umas autênticas "papoilas saltitantes"!
Isto é o Benfica! E pluribus unum!

















6 comentários:

  1. Zeeeee não tenho lido na última semana.. Ms quando a Catarina.. Fartou-se de dizer tens k ler o de hj tens k ler.. Vi só espreitar.. Mas tive que ler logo tudo.. Tenho a dizer que fizeste-me arrepiar e fiquei emocionada.. Boa puto.. Que orgulho! Benfica e isso é muito mais..

    ResponderEliminar
  2. Boa filho. Fiquei orgulhosa com o filho que tenho, consegue fazer feliz quem está por perto e tão pouco tem. Deve ter sido um dia emocionante, devias fazer chegar ao Benfica o que escreveste e partilhaste; provavelmente ainda aparecias no canal "Benfica" ou não só......
    O lagarto cá de casa ficou emocionado. Tentamos o skipe mas não atendeste, provavelmente era a tua hora de jantar.
    Bjs
    mãe

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Benfica por aceitar associar-se a esta causa, a tí por te tornares embaixador do Benfica e conseguires levar o nome do nosso clube além fronteiras e, principalmente, por conseguires meteres essas crianças a sorrir. "Com orgulho muito seu"

    ResponderEliminar
  4. Se poderes liga-me pelo skipe, penso que sei atender. Ando de computador em computador, um para escrever ,outro para o skipe e vídeos, qualquer dia estou perita nisto.

    ResponderEliminar
  5. Teacher Zé, tiveste hoje uma aula de sucesso: os míudos aprenderam a calçar meias.

    ResponderEliminar